Perguntas Frequentes


1. O Programa


Um agente de transformação é alguém que queira dedicar seus talentos e energia para ajudar a resolver os desafios mais complexos do país, seja em educação ou nos demais setores da sociedade. É alguém que queira, de fato, botar a mão na massa e trabalhar para que o Brasil tenha mais oportunidades para todos. Porém, é preciso conhecer para transformar. Acreditamos que a melhor forma de se conscientizar e entender mais sobre os desafios é vivenciando na pele, se desenvolvendo e trabalhando duro para gerar impacto, começando pela sala de aula.

Temos a convicção de que, ao aliar a experiência dos atuais professores com a nova perspectiva e formação dos participantes, podemos desenvolver o protagonismo e potencial dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolvemos o poder de transformação dos participantes do programa, que seguirão apoiados pela rede para continuar contribuindo para a melhoria da educação de forma sistêmica e para a redução da desigualdade de oportunidades, independente da sua área de atuação.


O Ensina Brasil é a organização responsável pela implementação do programa. Somos uma organização sem fins lucrativos (OSCIP- Organização da sociedade civil de interesse público). Somos integrantes de uma rede de 40 organizações ao redor do mundo denominada Teach for All. Essa rede é somente para a troca de experiência e compartilhamento de conhecimentos e metodologias entre organizações que adotam esse mesmo programa ao redor do mundo. Não há qualquer vínculo societário ou de controle entre as organizações. O Ensina Brasil é 100% brasileiro.


Não, o participante é contratado por tempo integral como professor temporário pelos governos parceiros do Ensina Brasil.


Não. O participante será um funcionário dos governos parceiros do Ensina Brasil, mas contará com todo nosso apoio, acompanhamento e formação.


40 horas semanais, entre aulas e preparação dessas aulas, além da carga horária da formação continuada oferecida pelo Ensina Brasil.


Os participantes devem ter como prioridade a sala de aula. Sabemos que, por conta da grande carga de treinamentos e da própria rotina na escola, somente por meio de uma dedicação integral será possível obter o impacto de curto e longo prazo que desejamos.

Para mais informações sobre o impacto da rede acesse: http://teachforall.org/es/research


Nossa recomendação é que, no primeiro ano, o participante não se comprometa com nenhuma outra atividade que demande muito tempo e deixe para tomar essa decisão no segundo ano do programa, após ter um entendimento melhor da sua rotina e carga de trabalho. Garantimos que durante o programa não faltarão oportunidades para estudar!


Esse tempo foi definido de acordo com experiências prévias de programas similares conduzidos em outros países por organizações parceiras da rede Teach for All. O prazo de dois anos mostrou-se como o tempo mínimo para que o participante consiga assimilar o conteúdo das formações e aplicar esse conhecimento de forma efetiva em sala de aula, gerando o impacto desejado em seus alunos e consolidando em si mesmo as habilidades necessárias para continuar impactando a sociedade ao sair do programa. Ao mesmo tempo, esse prazo é suficientemente curto para atrair talentos de diversas áreas que talvez não considerariam uma carreira em educação.


Como o participante é contratado diretamente pelos governos parceiros, o salário irá variar de acordo com a sua alocação no programa, mas será sempre igual ao salário de um professor em início de carreira com a mesma carga horária da localidade de alocação.


O participante estará sujeito às mesmas regras e benefícios aplicáveis ao professor temporário contratado pelos governos parceiros do Ensina Brasil.


Todos os custos relacionados ao programa, com exceção dos salários dos participantes, são arcados pelo Ensina Brasil. Dessa forma, os governos parceiros não arcam com nenhum custo adicional para implementar o programa.

O Ensina Brasil, na condição de uma organização sem fins lucrativos, é mantido através de doações que recebe de seus parceiros: organizações e indivíduos comprometidos com a melhoria da educação que acreditam no programa do Ensina Brasil. Entre os nossos parceiros estão a Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Instituto Singularidades, entre outros.

Entre os custos do programa, o principal é a formação do participante, que inclui o transporte, acomodação e alimentação para participar das 5 semanas presenciais do curso de formação inicial em janeiro, bem como os custos da formação continuada (residência pedagógica) que ocorrerá em paralelo e ao longo dos dois anos do programa.

O participante, que será remunerado por suas atividades em sala de aula, é responsável por arcar com seus custos de moradia, alimentação e transporte nas cidades em que forem alocados durante o programa.



2. Processo Seletivo


Não, jovens formados em quaisquer carreiras podem participar.

O Ensina Brasil busca jovens talentos que possam se tornar agentes de transformação. Essa estratégia está alinhada com nossa visão de que a educação é responsabilidade de todos e não somente do professor. Não compactuamos com a visão de que "a culpa é do professor" ou com a imagem de “professor super-herói”, atribuindo toda responsabilidade pela educação a esses profissionais, pois sabemos que as causas do contexto atual envolvem uma série de fatores, muitos dos quais externos ao ambiente escolar. Podemos atingir um resultado muito melhor se trabalharmos em conjunto e em diferentes frentes da nossa sociedade.

Porém, sabemos que temos uma enorme responsabilidade ao trabalhar com professores que impactarão diretamente o aprendizado dos alunos. Por isso, temos uma seleção rigorosa baseada em competências, em necessidades das comunidades escolares e em conhecimentos específicos das disciplinas que serão lecionadas, as quais serão definidas de acordo com a graduação de cada participante. Após a seleção, trabalhamos com um modelo de formação intensivo que inclui:

● Parceria com universidades para oferecer a licenciatura específica para participantes que ainda não a possuem,
● Formação inicial voltada à prática, gestão de sala de aula e atitudes em Janeiro
● Formação continuada de 2 anos de duração com acompanhamento de tutores e mentores experientes.


Sim, por favor! Valorizamos muito o professor que já tem experiência e muita vontade de continuar aprendendo. Você poderá revisitar sua prática com o suporte da nossa formação e fazer parte de uma rede de agentes de transformação que, assim como você, trabalham incansavelmente para a melhoria da educação.


Para mais informações sobre o nosso processo seletivo, perfil do candidato e critérios de elegibilidade, clique aqui.



3. Formação e desenvolvimento do participante


Temos um programa intensivo de formação. Além disso, a disciplina ensinada será sempre relacionada a sua formação. Porém, é crucial que o participante queira aprender constantemente, que esteja preparado para dedicar bastante energia para o planejamento das suas aulas, para criar vínculo, interagir e colaborar com os alunos e a comunidade escolar. A formação é dividida nas seguintes etapas:

1. Formação inicial - 5 semanas em janeiro, antes do participante entrar em sala de aula
2. Formação continuada com acompanhamento de tutores (residência pedagógica) durante os 2 anos do programa, além de cursos de formação pedagógica em parceria com universidades para participantes que não tenham a licenciatura específica
3. Mentoria de professores experientes
4. Mentoria de carreira


O Ensina Brasil oferece uma formação inicial intensiva que combina teoria e prática sobre educação, didática, gestão de sala de aula e atitudes considerando sempre a realidade das escolas e comunidades nas quais o participante estará inserido (iniciamos um processo de entendimento das comunidades assim que estabelecemos as parcerias com as escolas). Essa formação inicial inclui aulas presenciais em janeiro, ensino à distância e prática controlada em sala de aula com acompanhamento de tutores experientes. Dessa forma, o participante poderá começar a desenvolver habilidades críticas necessárias para se tornar um excelente professor e desenvolver o potencial e protagonismo dos seus alunos.


Uma vez em sala de aula, o participante continua seu processo de formação durante os dois anos do programa para aprimorar sua prática como professor e se desenvolver como agente de transformação. Ele conta com o apoio de tutores experientes para continuar a receber feedback de seu desempenho e participa de seminários e oficinas regulares voltados para o desenvolvimento de diversas habilidades de liderança, promovidos pelo Ensina Brasil e por seus parceiros.

O Ensina Brasil também oferece um curso de formação pedagógica realizado em parceria com universidades sobre a teoria e elementos de metodologias específicos da matéria a ser lecionada. Ao final deste curso, o participante recebe uma certificação equivalente a uma licenciatura específica da sua disciplina reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), caso ainda não a possua.


A experiência e apoio da parceria com os demais professores é fundamental para o sucesso do programa. Valorizamos muito a experiência de professores experientes! Por este motivo, eles terão um papel importante de mentoria, onde a troca de experiência será essencial para aumentar o impacto dos participantes em seus alunos e na comunidade escolar.


Durante o segundo ano do programa, o participante irá contar com mentores experientes de diversas áreas de acordo com seus interesses. Estes mentores irão auxiliá-lo a determinar os próximos passos em sua carreira após o término do programa e acelerar o seu impacto, independentemente da área a ser seguida por cada participante.


Listamos abaixo somente algumas das habilidades que serão desenvolvidas durante o programa e que são fundamentais em quaisquer carreiras:

- Liderança – um excelente professor é um excelente líder
- Capacidade de motivar pessoas e inspirá-las
- Muita resiliência
- Comunicação
- Capacidade de resolução de problemas
- Habilidades de organização e planejamento
- Habilidade de trabalhar com recursos escassos
- Flexibilidade e capacidade de lidar com incertezas
- Senso de urgência
- Humildade e Empatia
- Trabalho em equipe e colaboração
- Aprender a aprender constantemente



4. Na sala de aula


A escolha de quais disciplinas devem ser lecionadas pelos participantes é feita pelo Ensina Brasil em conjunto com os governos parceiros e diretores das escolas, e leva em consideração as necessidades específicas de cada escola e da comunidade escolar.

O participante irá lecionar uma matéria que tenha relação com a sua área de formação (por exemplo, engenheiros podem lecionar matemática e receberão a formação pedagógica e a licenciatura específica dessa disciplina). Durante o processo seletivo é possível ao candidato sinalizar a sua preferência. Faremos o possível para atender às solicitações, mas não há garantia de que elas serão concretizadas.


O participante poderá lecionar para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.


O Ensina Brasil atua em escolas que atendam alunos em contextos de vulnerabilidade. Após conhecerem o programa, os diretores das escolas, juntamente com a comunidade escolar, optam por aderir voluntariamente ao programa. O Ensina Brasil só trabalha com escolas que manifestem interesse no programa e se comprometam a trabalhar de forma colaborativa.


Atualmente, temos mais probabilidade de alocarmos nossos participantes em regiões de fácil acesso do Centro Oeste. Isso porque identificamos um maior potencial de impacto em escolas em contexto de vulnerabilidade e contamos com o alinhamento de visão e parceria dos governos para a implementação. No entanto, continuamos trabalhando para aumentar o número de Estados e municípios parceiros.


Não! Os participantes do Ensina são alocados em grupos e você sempre fará parte de uma turma do Ensina na região onde atua. Você também contará com o apoio local dos tutores do Ensina, além de muitas visitas do time do Ensina e apoio à distância frequentemente.


Não, mas o Ensina Brasil busca alocar, ao menos, dois participantes do programa em uma mesma escola e ter os demais participantes do mesmo Estado na mesma região geográfica para facilitar a interação da rede e os encontros de formação.


Os participantes do programa devem possuir muita empatia, habilidade para construir relacionamentos e trabalhar em grupos. Consideramos que essas são justamente as competências necessárias para que o participante tenha a humildade de entender que seu papel não é apenas ensinar seus alunos, mas também colaborar e aprender com os professores mais experientes e a comunidade escolar. Queremos construir uma parceria com os docentes da escola, para que eles vejam o Ensina Brasil e os nossos participantes como parceiros na construção de uma educação de mais qualidade.

Além disso, antes dos participantes chegarem na comunidade, também desenvolvemos trabalhos com os diretores e comunidade escolar para entender melhor as necessidades das escolas, dos alunos e da comunidade para contemplar esses aspectos na formação inicial do participante. Por fim, os professores experientes das escolas participantes do programa serão convidados a serem mentores dos professores do Ensina Brasil, gerando uma troca de experiências essencial para fortalecer o vínculo entre ambos.



5. Depois do programa


Durante o segundo ano do programa, o participante terá o apoio de mentores para auxiliá-lo a determinar os próximos passos de sua carreira e, após a conclusão do programa, os participantes podem optar por continuar ou não em sala de aula, mas seguirão contando com o apoio da nossa rede para acelerar seu poder de transformação.

Independentemente da carreira que o participante optar por seguir após o término do programa, sabemos que a experiência adquirida durante o programa desenvolve habilidades que são valorizadas e fundamentais em quaisquer outras carreiras. Além disso, sabemos pela experiência de outros países, que eles irão atuar em prol da transformação social do país de diversas outras formas, como, por exemplo, em empreendedorismo social, gestão pública, organizações do setor privado ou, até mesmo, como investidores de organizações voltadas à impacto social. Sabemos que os problemas sociais são extremamente complexos e que todos os setores e agentes precisam colaborar para a melhoria do país. Por isso, o importante é que o alumni (ex- participante) siga como um agente de transformação, independente da sua área de atuação ou carreira.


Ao completar o ciclo de 2 anos, o participante fará parte da rede global de alumni (ex- participantes) do Teach for All, presente em 40 países. Como integrante da rede, o participante poderá usufruir de alguns benefícios concedidos pelo Teach for All, tais como a participação em seminários internacionais e a oportunidade de trabalhar em outras organizações da rede ao redor do mundo para participantes recomendados e envolvidos com a rede.

Além disso, acreditamos que a convivência com os outros participantes do programa do Ensina Brasil e a participação na rede do Teach for All, abrem uma série de oportunidades que poderão repercutir em sua carreira em diferentes campos de trabalho.


Estamos em constante busca e construção de parcerias com organizações de destaque que reconhecem as habilidades desenvolvidas durante o nosso programa e, que, por esta razão, querem conhecer os participantes RECOMENDADOS do Ensina Brasil e oferecer programas de mentoria, formação e, eventualmente, bolsas de estudos para pós-graduações ou oportunidades de trabalho nessas organizações. Algumas organizações parceiras até agora incluem: Fundação Lemann, Instituto Natura, Fundação Estudar, Insper, Bain&Company, Vetor Brasil, Geekie, Instituto Sonho Grande, entre outros.